22.5.12

Tire 23 dúvidas sobre o protetor solar

O uso de protetor solar todos os dias do ano, segundo especialistas, ainda não é um hábito entre os brasileiros. Muita gente, aliás, só se lembra da existência desse produto no verão. Resultado: ainda há uma enxurrada de dúvidas sobre como e quando aplicá-lo na pele, quais as diferenças entre as versões disponíveis nas prateleiras e que benefícios reais oferecem para a beleza e a saúde. Para que uma dúvida dessas, porém, não acabe de alguma forma prejudicando sua pele no futuro, procuramos dermatologistas para responder a 23 perguntas sobre o assunto. Mais do que um verdadeiro manual de proteção da pele, as respostas reúnem recomendações que ajudam a garantir a eficácia desses protetores contra queimadura, insolação e outros inconvenientes - para não citar doenças graves, como o câncer - que podem transformar as recordações de verão em um verdadeiro pesadelo.

1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Segundo a dermatologista Bertha Tamura, bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

2. O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?

Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.

3. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

4. Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
"Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD", explica Carla. O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB".

Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.

5. É preciso aplicar um produto diferente no rosto?
Na opinião de Bertha Tamura, não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.

6. E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos devo usar?
Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. "Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção", alerta Bertha. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante, segundo Bertha, é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.

7. Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor?

"A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar", explica Carla Albuquerque.

8. É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?
"Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza", aconselha a dermatologista Paula Bellotti. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, a médica dá uma dica: "Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena", garante. Segundo as especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. "A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos", explica Carla Albuquerque.

9. Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas?
"No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos", recomenda a dermatologista Paula Belotti.

10. O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Carla Albuquerque indica mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.

11. Em casos de exposição direta ao sol, na praia ou em piscinas, de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o produto?
Apesar de, em algumas embalagens, a indicação para reaplicar o produto varie de quatro horas a até 12 horas depois, é consenso entre os médicos indicar nova aplicação a cada duas horas ou após transpiração intensa e mergulhos na água.

12. Alguns produtos são vendidos como "à prova d'água". Eles realmente não saem em contato com a água?
"Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, faz-se necessária a reaplicação do produto", afirma Carla Albuquerque.

13. Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?
"A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado". Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo? Se você não entendeu nada, calma, a dermatologista Carla Albuquerque traduz essa medida:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.

14. Além do filtro solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens?

Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las. "O ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto". Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.

15. Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca?
Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.

16. É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?
Todos os dermatologistas ouvidos foram categóricos em responder que "não", desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. "Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free", explica Paula Bellotti.

17. Pessoas de pele negra também devem usar protetor? Qual o fator indicado?

"Sem dúvida, as pessoas de pele negra também devem usar o protetor", afirma Carla Albuquerque. A dermatologista diz ainda que não recomenda fotoprotetores com FPS menor que 15 para nenhum tipo de pele. E que este é o "número" mínimo que qualquer pessoa deveria usar.

18. Só o filtro solar protege quem tem a pele muito branca?
"Para todos os tipos de pele, mas especialmente para as peles claras, o ideal é que as pessoas usem bonés, chapéus, óculos solares e guarda-sol para uma proteção extra. Além de evitar exposição entre 10 e 16 horas", responde Carla.

19. As crianças devem usar protetores específicos?
Os filtros solares comuns, além de impedir a ação dos raios nocivos, também bloqueiam a síntese (a produção) de vitamina D no corpo humano, que é feita na pele, estimulada pela ação do sol. Esse nutriente, porém, tem como principal função ajudar na absorção do cálcio, cuja falta causa, entre outros problemas, a osteoporose.

Protetores específicos para crianças, geralmente, não impedem a ação do sol na síntese da vitamina D - que é muito importante nessa fase da vida para a formação óssea e o crescimento. Portanto, o ideal é, sim, optar por essas versões infantis. Nesse sentido, a dermatologista Bertha Tamura também indica esse tipo de protetor para os idosos.

20. Quando eu posso substituir o filtro solar por uma loção bronzeadora?

Segundo Paula Belotti, os bronzeadores não protegem a pele da radiação solar. A médica Carla Albuquerque não indica o uso de bronzeadores em nenhuma situação. "O filtro solar bem aplicado também permite um bronzeado gradual, bonito e duradouro", justifica.

21. Por que o bronzeado adquirido com o uso de protetor solar é mais prolongado?
Se a cútis estiver protegida,você evita queimadura e conseqüentemente não "descasca". A dica da dermatologista Paula Bellotti é não querer conquistar o bronzeado de verão em um único dia. "Ele deve ser feito de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares no funcionamento da melanina (o pigmento da pele) só ocorre após 48 horas da primeira exposição", explica.

22. Qual procedimento deve ser feito depois do sol. É preciso aplicar produtos pós-sol ou qualquer hidratante já faz bem à pele?
De acordo com Carla, um bom hidratante costuma ser suficiente para quem se protegeu adequadamente. No entanto, se você abusou e sente uma ardência na pele, o melhor a fazer é aplicar loções específicas para o pós-sol, que contenham substâncias calmantes, como aloe vera. Além de hidratar, segundo Paula Bellotti, esses cosméticos não causam alergia e aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve.

23. Quais os principais danos causados pelo uso inadequado do filtro solar ou pela falta dele?
Os danos imediatos são as queimaduras. Em seguida, vêm a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e, por fim, a flacidez da pele. Segundo Paula Bellotti, estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto são conseqüências do abuso da exposição ao sol - e não do avançar da idade.

Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. "O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença", garante Paula Belotti.

(*Matéria extraída do portal Terra)

15.5.12

Caraguá se prepara para a Virada Cultural

A cidade de Caraguatatuba realiza nos dias 19 e 20 de maio a Virada Cultural Paulista, que esse ano oferece diversas atrações na área musical para movimentar a população e também os visitantes. Entre as apresentações, estão artistas e conjuntos de renome nacional e também os grupos de Caraguá. Os destaques são Cachorro Grande, Luiza Possi e Raimundos.

O primeiro a entrar na Praça de Eventos da Avenida da Praia no dia 19, às 18h30, é o MC Dedé, um dos principais nomes do funk de São Paulo. Em seguida, às 19h30, haverá a banda indie pop Ludov. À partir das 21h, outro estilo invade a Praça de Eventos. A Caraguá Jazz Big Band, formada por alunos e professores das Oficinas Culturais desenvolvidas na Fundacc, apresenta seu repertório. Depois, às 22h30, será a vez do grupo Canastra, que promete misturar ritmos como dixieland, country, rockabilly, música de orquestra e samba de raiz.

A grande atração será a partir da meia-noite com Cachorro Grande, que cantará novos e antigos sucessos como “Sinceramente”, “Dia Perfeito” e “Roda Gigante”. Eles estão na turnê do sexto disco de estúdio “Baixo Augusta”.

No Teatro Mario Covas, os shows iniciam às 22h30 com o músico Pedro Granato, que apresentará canções de rock com letras intimistas. Já 0h30, Curumim e Os Aipins traz o criador da banda e vocalista Luciano Nakata, o Curumim, para mostrar os sucessos que fazem referências ao soul e ao funk americanos, samba e hip hop.

No domingo, a partir das 11h na Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá, com a apresentação do Água Viva Coral.

Depois, às 15h, o Teatro Mario Covas recebe a cantora Luiza Possi que comemora 10 anos de carreira. No mesmo horário, a Orquestra Piraquara de Viola Caipiria mostra a música sertaneja de raiz no palco da Praça de Eventos. Já na Praça Jorge de Castro (Travessão) haverá a Camerata Fundacc.

O grupo Vanguart, que acaba de lançar o álbum “Boa Parte de Mim Vai Embora”, é o último a se apresentar no TMC, às 16h30, e pretende mostrar letras fortes que tratam de dores da alma, falam de separações e recomeços.

Na Praça de Eventos, a festa continua no mesmo horário com o trio “Filhos da Judith”, que tem influência de grupos como Beatles, The Who e Mutantes e acompanha desde 2009 o cantor e compositor Erasmo Carlos.

A Virada Cultural encerra com o retorno aos palcos do grupo Raimundos, que traz o melhor do rock dos anos 90 e as consagradas canções “Mulher de Fases”, “A mais pedida” e “Jaws”.

Veja a programação Completa

Dia 19 (sábado)

Praça de Eventos
18h30 – MC Dedé
19h30 – Ludov
20h30 – Cia. da Alma - Formas-me
21h – Caragua Jazz Big Band
22h – Cia. da Alma - Formas-me
22h30 – Canastra
23h30 – Cia. da Alma - Formas-me
0h – Cachorro Grande
1h30 – MC Dedé

Teatro Mario Covas
18h – Abertura Oficial com Key Zetta e Cia. – A Pé - Walking the Line
19h30 – Experiências Mágicas - Oculto do Aparente
20h30 – Caros Amigos Cia. de Teatro – Filha da Anistia
21h30 – Experiências Mágicas - Oculto do Aparente
22h30 – Pedro Granato - Incendiário
23h30 – Experiências Mágicas - Oculto do Aparente
0h30 – Curumim e Os Aipins
2h – Experiências Mágicas - Oculto do Aparente
2h30 – Robson Nunes

Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
23h – Cia. Teatro de Areia - A Noite no Museu

Praça Dr. Cândido Motta – Centro
21h – Grupo Tablado De Arruar - Helena Pede Perdão e é Esbofeteada

Praça Jorge de Castro - Travessão
20h – Orquestra de Viola Caipira “Estrela de Ouro"
21h – Encontros com o Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba

Dia 20 (domingo)

Teatro Mario Covas
10h30 – O Blues de Todo Mundo
13h – Grupo Irmãos Becker – Malabaristas
13h30 – Grupo Irmãos Becker – Circo Malabarístico
14h30 – Grupo Irmãos Becker – Malabaristas
15h – Luiza Possi
16h – Grupo Irmãos Becker – Malabaristas
16h30 – Vanguart

Catedral Divino Espírito Santo - Indaiá
11h – Agua Viva Coral

Praça de Eventos
15h – Orquestra Piracuara de Viola Caipira
16h – Ale Roit – Pelada na Rua
16h30 – Filhos da Judith
17h30 – Ale Roit – Pelada na Rua
18h – Raimundos

Praça Dr. Cândido Motta – Centro
17h – Grupo Tablado De Arruar - Helena Pede Perdão e é Esbofeteada

Praça Jorge de Castro - Travessão
14h30 – RT Grupo de Dança de Rua
15h – Camerata Fundacc

(Matéria extraída do site AgoraVale)

Rodovia dos Tamoios: consórcio inicia obra

A partir da segunda-feira 14, as obras de duplicação do trecho de planalto da Rodovia dos Tamoios (SP-99), principal acesso ao Litoral Norte, começam efetivamente. “A mobilização (de maquinário e pessoal) já está num nível suficiente para darmos o ‘start’ na obra”, afirmou o diretor-presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Laurence Casagrande Lourenço. “Os usuários da pista já começarão a percebem as primeiras movimentações. O nível de intervenção vai crescer gradativamente. Em meados de julho, estaremos com a obra a 100%”, completou.

Nesta semana, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu licença ambiental autorizando o início dos serviços em 12 quilômetros da SP-99. “Neste primeiro momento, vamos atacar essas áreas. Em algumas semanas, recebemos licenças para outros quilômetros”, disse Lourenço.

Perfil. Os serviços serão executados pelas empresas Encalso e S.A. Paulista, que em consórcio venceram a licitação da obra, a um custo de R$ 557,4 milhões. Os trabalhos devem durar 20 meses. A duplicação se dará em pista contígua à existente, numa extensão de 49 quilômetros. Após as obras, a Tamoios contará com duas faixas de tráfego por sentido com 3,60 metros cada, mais acostamento e faixa de segurança.

Durante as obras, a Dersa ofereceráumcanal de comunicação por meio do telefone gratuito 0800-055-55-10 para auxiliar motoristas, com informações como condição da estrada e desvios. “É importante que os motoristas redobrem a atenção, pois podemos ter equipamentos nos acostamentos”, alertou Lourenço.

Fonte: Jornal O Vale.

Visitas guiadas ao Parque Serra do Mar

Conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica, a importância da preservação ambiental e praticar trilhas. Essas são as atividades do projeto Lugares de Aprender, do Governo do Estado, no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo de Caraguá. A ação proporciona o contato direto das crianças e adolescentes com o meio ambiente e a cultura. Durante o passeio, os alunos do ensino fundamental e médio, e dos cursos técnicos da rede pública estadual, participam de trilhas específicas para cada idade; conhecem o parque e o centro de visitantes; e são orientados e conscientizados sobre a importância da preservação ambiental. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, em dois horários, 9h e 13h.

Os alunos são acompanhados por pedagogas, biólogos, engenheiros florestais, ecólogos e turismólogos. As unidades escolares de outras cidades também podem conhecer o núcleo de Caraguá. A recomendação é que os interessados levem lanche e usem roupas apropriadas. Para participar do projeto, a escola deve entrar em contato com o parque, que recebe até 40 alunos por período, e agendar a visita.

O objetivo do projeto Lugares de Aprender, é promover o acesso e conhecimento de professores e estudantes em museus, centros, institutos de arte e cultura e parques. E foi desenvolvido de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). No total são mais de 140 instituições participantes, entre elas o Parque Estadual de Caraguá.

Serviço
Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba
Rua Horto Florestal, 1.200 – Rio do Ouro
Telefones: (12) 3882-5999/ 3882-3166
E-mail: nucleocaragua@hotmail.com.br

(Matéria extraída do site O Noticiado.)

12.5.12

Diversão e Gastronomia

Serramar Parque Shopping

Primeiro grande centro de lazer e compras do litoral norte, o Serramar Parque Shopping reúne mais de 100 lojas, incluindo as principais âncoras do mercado e algumas grifes, como M.Officer e Arezzo. A praça de alimentação é moderna e funcional. Além de oferecer internet gratuita, há mesas com vista para a fazenda Serramar. Entre os restaurantes, destacam-se McDonald’s, Burguer King, Habib’s, Bon Grillê, Casa do Pão de Queijo e Divino Fogão. O complexo de cinema possui 4 salas, duas delas com tecnologia 3D. O empreendimento ainda oferece um hipermercado (Extra, do Grupo Pão de Açúcar) e amplo estacionamento com 1.250 vagas, entre veículos, motos e bicicletas. Av. José Herculano, 1.086, Caraguatatuba (a menos de 5 minutos da casa).

Restaurante Ostra e Ouriço
Especializado em frutos do mar e sob o comando do chef André Mariano, o restaurante possui bom atendimento, decoração rústica e som ambiente de qualidade. Os pratos costumam variar de 50 a 100 reais por pessoa. Rua Prudêncio Baeta, 21, Pontal Santa Marina (fica dentro do loteamento, a menos de 5 minutos de casa). Tel.: (12) 3887.1541

Água Doce Cachaçaria
Av. Dr Arthur Costa Filho, 352 - Centro - (12) 3882.3916

Akebono Cozinha Chinesa
Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 331 - Centro - (12) 3883.1131

Bar do Japônes
Calçadão da Prainha - Prainha - (12) 3883.0206

Beco do Açaí
Rua Paul Harris, 165 - Centro - (12) 3882.3119

Caiçara's Restaurante
Av. Maria Carlota, 720 - Cocanha - (12) - 3884.1805

Casa da Pamonha
Av. Miguel Varlez, 70 - Centro - (12) 3882.6823

Churrascaria Peixe Boi
Av. Anchieta, 931 - Centro - (12) 3883.1668

Colher de Pau II Restaurante
Av. José Herculano, 4257 - Praia das Palmeiras - (12) 3887.4474

Crystal - Ponto de Encontro
R. Sebastião M. Nepomuceno, 130 - Centro - (12) 3883.9317

Frango com Polenta
Av. José Herculano, 3900 - Praia das Palmeiras - (12) 3887.8402

Golfinho Azul Restaurante
Av. Aldino Schiave, 859 Martin de Sá - (12) 3882.1491

Guaruçá Frutos do Mar
Av. Dr Arthur Costa Filho - 27 - Centro - (12) 3883.8153

João Bigode
Av. Anchieta - Centro - (12) 3883.0593

Kiskonofre
Av. Aldino Schiavi, 500 - Martim de Sá - (12) 3882.1044

Lua de Mel II
Pça. Diogenes Ribeiro de Lima, 227 - Centro - 3882.4288

Mister Coffee
Caraguá Praia Shopping - Centro - (12) 3883.8083

Mister Empada
Rua Santa Cruz- 267 - Centro - (12) 3882.1353

Restaurante Come Bem
Av. Miguel Varlez, 134 - Centro - (12) 3882.3132

Restaurante Chopp Chapa
Rua: Altino Arantes, 70 - Centro - (12) 3882.1165

Restestaurante e Lanchonete Toninho
Marechal Mariano Peixoto, 121 - Porto Novo - (12) 3887.3663

Restaurante Mamalu
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 55 - Centro - (12) 3882.1190

Restaurante Tapera Branca I
Pç Candido Mota, 34 - Centro
(12) 3883.2275

Restaurante Tapera Branca II
Pç Candido Mota, 93 - Centro
(12) 3883.8584

Restaurante Vila Rica
Pç. C. Mota, 30 - Centro - (12) 3882.6171

Restaurante Yuske
Rua Nove de Julho, 33 - Centro
(12) 3887.1761

Rotisseria Costa Verde
Rua Santa Cruz, 240 - Centro - (12) 3882.3177

Sabor & Arte
Av. Anchieta, 1000 - Centro - (12) 3883.1113

Siri D`Oro
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 1751 Centro - 12) 3882.4154

Sorveteria Nestlé
Av. Anchieta esq. com Major Ayres, Lojas 16 e 17 do Ed. Plaza Del Mar, Centro - (12) 3883.6564

Sorveteria Sérgio
R. Major Ayres, 75 - Centro - (12) 3882.2262

Tratoria Vitória
Av. Prestes Maia, 319 - Centro - (12) 3883.1305

Zanfredo Risotteria e Pasta Bar
Av. Prestes Maia, 508 - Centro - (12) 3883.5635


Reservas e informações:

Tel.: (11) 7792-3995
Falar com Nelson Martins

10.5.12

Localização e mapa

A casa está localizada na Rua Doze, número 175, Pontal de Santa Ma-rina, Caraguatatuba. O bairro é de fácil acesso. A entrada do loteamento está na altura no quilômetro 106 da rodovia Rio-Santos (BR 101). Neste trecho urbano, a estrada também tem o nome de Avenida José Herculano. Quem vem a Caraguá pela rodo-via dos Tamoios, deve seguir pelo Trevo da cidade em direção a São Sebastião. Logo após o Serramar Parque Shopping, fique atento a uma entrada à direita por um posto de combustíveis Ypiranga. Além deste acesso ao loteamento, há um outro alguns metros mais à frente. Oriente-se pelo mapa (clique na imagem para ampliar).

Reservas e informações:
Tel.: (11) 7792-3995 | 2947-1499
Falar com Nelson Martins

Roteiro de praias

As informações são do guia www.caragua.com (clique nas imagens para ampliar).

Palmeiras e Indaiá
Palmeiras é uma bela praia de águas calmas e quiosques. Há realização de Campeonatos Oficiais de Pesca e é ideal para a prática de vários outros esportes, graças à sua areia de consistência mais firme. Um pouco mais adiante, a caminho do centro, está a Praia do Indaiá, belíssima e concorrida. Ficou ainda melhor com a duplicação da Avenida Geraldo Nogueira da Silva e a extensão da ciclovia. De paisagem exuberante e faixa de areia larga, é ideal para crianças por suas águas tranqüilas. Nela, encontra-se a Pista Oficial de Bicicross e a Pista de Pouso para ultraleves. O local oferece também uma linda vista para o norte de Ilhabela e para as Ilhas Búzios e Vitória (está a 5 minutos de casa).

Prainha (Pedra do Jacaré)
Charmosa, é uma praia que faz a ligação entre a Ponta do Camaroeiro e a Praia Martim de Sá. É muito freqüentada por quem tem crianças, pois possui águas calmas e rasas. Tem ótima estrutura com quiosques. Pelo canto direito, andando com cuidado por uma trilha entre as pedras, pode-se alcançar a Praia da Freira. No canto esquerdo, fica a famosa Pedra do Jacaré, outro ponto turístico bastante visitado. A formação rochosa lembra bem um jacaré. É ideal para fotos (para chegar, demora de 10 a 15 minutos).

Martim de Sá
É a praia mais freqüentada pelos jovens. Point da paquera e dos melhores bares noturnos de Caraguá. Quiosques, bares e restaurantes fazem de sua orla a mais movimentada durante os finais de semana e férias. Ótima balbeabilidade e posto de salvamento garantem a segurança para os banhistas. Praia de tombo no canto sul e mais rasa ao norte. O bairro é bastante urbanizado e fica próximo a Prainha. Possuí todos os tipos de serviços: aluguel de caiaques, ski-banana, passeios de escuna, etc. Também no canto sul, ponto de partida para a Praia Brava, um recanto dos naturalistas (10 a 15 minutos de casa).

Praia Brava
É uma praia agreste e maravilhosa, pouco freqüentada em virtude de seu acesso. A praia tem o formato de uma concha que abraça a encosta recoberta pela mata atlântica. Não tem residências ou quiosques. É o local preferido dos surfistas. O canto esquerdo oferece melhores condições para o surfe. É praia de tombo e fortes correntes em toda sua extensão. Ideal também para a prática de mergulho. Acesso pela Martim de Sá (cerca de 15 minutos de casa).

Massaguaçu
Uma praia recomendada para pesca e surfe. Possuindo quase em toda extensão a característica de praia de tombo, requer cuidado devido às correntes marinhas próximas da orla. É bastante limpa. Em seu canto norte, próximo a rodovia, está seu toque pitoresco: uma vila de pescadores onde ainda se fabricam canoas e artesanato (20 a 25 minutos).

Cocanha
Fica entre a Mococa e a Massaguaçu, após o rio Cocanha. Com águas rasas, calmas e cristalinas é ideal para o banho de mar das crianças e para andar de caiaque. O ilhote da Cocanha é indicado para mergulho de observação. Ocupada por muitas casas de veraneio, possui boa infra-estrutura de serviços, como restaurantes, bares e quiosques. Também é possível alugar caiaques e fazer passeios de lancha e sky banana (25 minutos, em média).

Mococa
A praia fica próxima à Foz do Rio Mococa, entre as praias Cocanha e Tabatinga. Abriga vários quiosques em sua orla e ainda é considerada agreste, tranqüila e uma das mais limpas. A costeira, próxima ao rio, é perfeita para pequenos mergulhos, é também o local mais próximo para saídas à Ilha do Tamanduá, que fica à sua frente. A praia tem areia monazítica, utilizada no tratamento das artrites, inflamações, dores reumáticas e tratamento das articulações, pois contém minerais como o Tório e o Urânio, responsáveis por sua radioatividade. A areia espalhada sobre os locais afetados provoca uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sangüíneo. Os médicos afirmam que não há contra indicações quanto ao tempo de exposição, por ser muito baixo o nível de radiação (cerca de 30 minutos).

Tabatinga
Localizada à 18 quilômetros do centro, divisa com Ubatuba, essa praia é apreciada pelas crianças, com boa balneabilidade e águas rasas e calmas. Ao norte do Rio Tabatinga a praia torna-se mais movimentada, com intenso tráfego de lanchas, jet-skis e caiaques. O motivo é a Ilha do Tamanduá, perto desta praia. Alí ainda se pode conhecer uma vila de pescadores, com seus ranchos de canoas. Ao sul fica um requintado condomínio residencial (30 minutos).

São Sebastião e Ilha Bela
O centro de São Sebastião está a cerca de 25 quilômetros do Pontal de Santa Marina, seguindo pela BR 101 no sentido de Santos. De lá, é possível pegar a balsa que faz o percurso para Ilha Bela. Mas as primeiras praias de São Sebastião estão a cerca de 15 minutos da casa. A Praia das Cigarras, por exemplo, fica logo após a serrinha entre Caraguá e a cidade.

Ubatuba
As primeiras praias de Ubatuba, como Maranduba, estão a cerca de 20 quilômetros do centro de Caraguá. Basta seguir pela BR 101 no sentido do Rio de Janeiro.




Reservas e informações:

Tel.: (11) 7792-3995 | 2947-1499
Falar com Nelson Martins

8.5.12

Galeria de fotos

Construída sobre um terreno de 360 metros quadrados, a casa se destaca na vizinhança por sua fachada com muro baixo, varanda com tijolinho à vista, jardim gramado e dois grandes coqueiros logo na entrada. A residência dispõe de três dormitórios (uma suíte), dois banheiros, sala espaçosa, copa, cozinha, área de serviço e um quintal enorme para as crianças brincarem (clique nas imagens para ampliar).


As janelas em estilo colonial e o piso externo em pedra de miracema conferem um charme rústico ao imóvel, localizado no Pontal de Santa Marina, bairro residencial, com baixo tráfego de carros. Ideal para garantir o sossego das férias e caminhar pela pacata vizinhança. O bairro conserva muita área verde e, a menos de 500 metros da casa, existe um campo de escotismo, dentro do próprio loteamento.



O bairro é de fácil acesso. A entrada do loteamento está na altura no quilômetro 106 da rodovia Rio-Santos (BR 101). Quem vem à cidade pela rodovia dos Tamoios, deve seguir pelo Trevo de Caraguá em direção a São Sebastião. Logo após o Serramar Parque Shopping, fique atento a uma entrada à direita por um posto de combustíveis Ypiranga. Além deste acesso ao loteamento, há um outro alguns metros mais à frente. Para ver as indicações e o mapa, clique aqui.

O endereço completo é Rua Doze, número 175, bairro Pontal de Santa Marina, Caraguatatuba. No amplo quintal à sombra de coqueiros, há espaço para abrigar até sete carros, incluindo duas vagas cobertas, sob a varanda da casa da frente. A residência é bem iluminada durante o dia e o quintal dos fundos garante privacidade a quem organizar uma festa em volta da churrasqueira ou quiser tomar um banho de sol.


Se quiser preparar um churrasco, existem grelhas e espetos disponíveis debaixo da pia da cozinha na casa dos fundos. A edícula não está mobiliada, mas o locatário pode usar a sua estrutura. São dois quartos extras e mais um banheiro. Esta edificação também dispõe de varanda arejada, com janelas coloniais, pilastras em tijolinho à vista e, claro, a aprazível sombra de coqueiros que brotam do quintal acizentado.


A ampla sala de estar possui ventilador de teto, sofá para cinco pessoas e uma televisão de 20 polegadas com antena UHF para sintonizar os canais da tevê aberta. Há ainda outro televisor que o locatário pode usar para conectar um DVD ou um video-game que queira trazer de casa. Antes de usá-los, atenção! Verifique a voltagem dos eletrônicos. Todas as tomadas da casa são de 220V.



A copa dispõe de mesa e cadeiras com assentos para seis pessoas. Há ainda meia dúzia de banquetas de plástico. Uma bancada de mármore separa o espaço da cozinha americana, equipada com fogão de quarto bocas, geladeira, jogo de panelas e utensílios de cozinha essenciais, incluindo pratos, copos e talheres.






No total, a casa da frente dispõe de três dormitórios, entre eles uma suíte. Todos possuem ventilador de teto, uma cama de casal e outra de solteiro. Há ainda três colchões de solteiro avulsos para quem desejar dormir em outro cômodo. A casa dos fundos possui mais dois quartos com ventilador. Estes, no entanto, não estão mobiliados.










A casa da frente dispõe de dois banheiros com toucador e chuveiro. Nos fundos, há outro banheiro semelhante. A única recomendação é evitar ligar as duchas simultaneamente, para não sobrecarregar a rede elétrica e evitar quedas dos disjuntores.




Reservas e informações:
Tel.: (11) 7792-3995 | 2947-1499
Falar com Nelson Martins

1.5.12

Condições de pagamento

A reserva só é garantida após o cliente realizar um depósito bancário com 50% do valor da estadia. O restante deverá ser pago ao pegar chaves. Importante: Antes da estadia, o locatário deverá deixar um cheque-caução no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), para cobrir qualquer tipo de dano causado ao imóvel ou aos objetos da casa durante a estadia. Se não houver avarias, o cheque será devolvido. Caso o dano seja superior, o locatário deverá cobrir os gastos excedentes.

Reservas e informações:
Tel.: (11) 7792-3995 | 2947-1499
Falar com Nelson Martins

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons